Destaque Cidade - O que é Destaque na Cidade está aqui!
Araguaína, 23 de Novembro de 2017

30/06/2017 08:53 // . - .

Araguaína discute políticas de assistência social durante conferência

Até esta quinta-feira, 29, no auditório do Senai, a política de assistência social está sendo discutida no Município araguainense, durante a 9ª Conferência de Assistência Social de Araguaína. Com o tema "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social]”, representantes de órgãos públicos municipais e estaduais e sociedade civil organizada participam do evento que no final será feita a eleição dos delegados que participarão da conferência estadual.

A secretária da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Fernanda Ribeiro, destacou a importância do evento em discutir e planejar as ações dessa área para o Município, com a participação da comunidade.

“A conferência é de suma importância no sentido de promover um alinhamento dos serviços prestados, não só dentro da iniciativa pública, como em toda a rede de assistência social, que é prestada dentro do Município, que envolve a Prefeitura, o Governo Estadual, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada”, comentou.

Fernanda ressaltou os investimentos que a sua pasta vem tendo nos últimos quatro anos. “Tivemos uma grande ampliação nos serviços oferecidos para a população e também nós estamos com nossas equipes e equipamentos cada vez mais qualificados, mais capazes de prestar um serviço mais eficiente. Tanto por esse motivo, estamos abarcando também a questão da geração de renda e a promoção do acesso ao trabalho”, informou a secretária.

Garantia dos direitos

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jocélia Alves da Silva, explicou que a escolha do tema para a conferência deste ano foi discutida através do momento que o País se encontra.

“Vários direitos estão sendo violados, pode acontecer um retrocesso nos direitos que já foram conquistados, então foi um tema bastante discutido, no Conselho Nacional, nos colegiados, e se viu essa necessidade de discutir esses temas tanto nos estados como nos municípios”, esclareceu.

Jocélia também destacou a importância do envolvimento da comunidade na conferência. “Os usuários, todos os trabalhadores do SUAS, toda a comunidade, ela tem que se envolver, ela tem que debater os direitos dela, a gente não pode perder esses direitos que já foram conquistados. Também aprimorar ainda mais os serviços já ofertados na política de assistência social e planejar o que que a gente quer executar no município”, completou.

Programação

Na manhã desta quinta-feira, 29, foi realizada a palestra “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, sendo ministrada pela secretária do Trabalho e Assistência Social do Tocantins, Coronel Patrícia Rodrigues do Amaral, além da apresentação dos eixos temáticos.

No período da tarde, a partir das 13 horas, a programação segue com atração cultural, exposição dos relatórios dos grupos de trabalho, eleição dos delegados e a avaliação da conferência.

VEJA +