segunda-feira , 30 novembro 2020

Adolescente de 15 anos morre afogada após barco em que estava com a família naufragar no Rio Araguaia

A 44ª vítima de afogamento no Tocantins tem apenas 15 anos. A adolescente se chama Ágata Cristina e morreu no último domingo, 16, quando o barco em que ela estava com outras cinco pessoas naufragou no Rio Araguaia, a cerca de 6km de um ponto usado como acampamento, em Araguacema.

O acidente aconteceu por volta das 15h, e a embarcação navegava um pouco acima da boca do Rio Guaiapó, um afluente do Araguaia. Segundo familiares relataram aos bombeiros militares, que foram para as buscas ao corpo da adolescente, Ágata tentava salvar uma criança que estava no barco, mas acabou desaparecendo.

Roberto Gil de Sousa Lisboa, irmão da tia da adolescente, e que também estava no acampamento, informou que Ágata não sabia nadar e que ninguém na voadeira usava coletes salva-vidas.

O acampamento fica na margem esquerda do Rio Araguaia, em relação à cidade. Onde o barco naufragou, segundo um dos parentes da garota, a profundidade é de aproximadamente dois metros e a 30 metros de distância da margem.

A equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar começou as buscas ainda no domingo à noite, com ações de superfície até à 01h da madrugada de segunda-feira, 18. A retomada das atividades foi por volta das 6h30 da manhã, e durante seis horas seguidas foram executados mergulhos em aproximadamente 800 metros desde o ponto onde o barco teria afundado.

Paralelo a isso, familiares realizavam buscas de superfície, observando as margens, galhadas e ilhas, já que a força da água poderia deslocar o corpo da vítima conforme a correnteza.

Numa dessas incursões, numa ilha a cerca de dois quilômetros do local, em superfície, o corpo da vítima foi localizado e deixado aos cuidados da Polícia Científica e Instituto Médico Legal (IML).

Atualização

Desde o início de janeiro, o CBMTO já contabiliza 44 mortes por afogamentos no estado. Só último final de semana foram duas vítimas, sendo Eliézio Silva Santos, 26 anos, no Rio Tocantins, em Praia Norte, a 650km de Palmas, no Bico do Papagaio, e Ágata Cristina, no Rio Araguaia, em Araguacema, cerca de 290 de Palmas, na Região Oeste do Tocantins.

O mês de abril registrou o maior número de casos, sendo 10, seguido por janeiro e julho com 07, e maio 06 afogamentos.

Sobre destaquecidade destaquecidade

NOTÍCIAS DO TOCANTINS - BRASIL - MUNDO

Veja Também

PM/TO detém mulher acusada de sacar benefício sem a autorização da vítima

A Polícia Militar, por meio do 9º Batalhão, prendeu na manhã dessa quarta-feira, 26, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat