quarta-feira , 25 novembro 2020

Servidores denunciam surto de Covid-19 entre adolescentes do Centro de Internação de Santa Fé do Araguaia

Um surto de Covid-19 no Centro de Internação Provisória (Ceip Norte), em Santa Fé do Araguaia, foi denunciado neste sábado (21) pela associação dos servidores do sistema socioeducativo do estado. A informação é de que todos os 14 adolescentes internados no local foram contaminados pelo coronavírus durante o mês de agosto.

Os primeiros sintomas teriam aparecido no início do mês, mas devido à falta de espaço no local não foi possível isolar os casos suspeitos, segundo a associação. “Todos os internos fizeram testagem e ocorre que chegou ao conhecimento da Assoeto que começaram a sair os resultados das testagens e finalizando todos com resultado positivo para Covid-19”, informou em nota.

A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo sistema socioeducativo, foi questionada sobre a quantidade de casos positivos no local, mas disse apenas que os casos suspeitos de Covid-19 no Ceip-Norte estão em isolamento e sendo monitorados pela equipe de saúde. (Confira a nota abaixo)

Outra reclamação dos servidores é sobre a falta de equipamentos de proteção individual, produtos de limpeza e até de servidores para limpar a unidade. Os problemas, inclusive, foram denunciados em abril, após uma servidora ser contaminada com Covid-19, mas ainda não teriam sido resolvidos.

A Assoeto também afirma que foram solicitados equipamentos de proteção individual quando os adolescentes começaram a apresentar sintomas, no início de agosto, mas os EPIs só chegaram à unidade quatro dias após saírem todos os resultados dos exames.

Além disso, a unidade estaria funcionando normalmente, após o surto, sem passar por uma desinfecção. Até o momento os servidores também não teriam sido testados para Covid-19.

O que diz a Seciju

 

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) informou que os casos suspeitos de Covid-19 no Centro de Internação Provisória da Região Norte (Ceip-Norte) estão em isolamento e sendo monitorados pela equipe de saúde da unidade em conjunto com rede de atenção básica local. Afirmou ainda que não há nenhuma ocorrência de sintomas graves.

A Seciju ressalta ainda que, periodicamente, equipamentos de proteção individual (EPI’s) são disponibilizados para todos os servidores, bem como material de higiene e limpeza e que vem adotando outras medidas como: higienização, limpeza e sanitização de todas as unidades do sistema, uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool em gel, testes rápidos, suplementação alimentar, suspensão das visitas e da entrega de gêneros alimentícios, suspensão das atividades escolares, bem como as visitas de entidades religiosas e das Organizações da Sociedade Civil (OSC).

Desde o mês de maio, o contato entre os adolescentes e seus familiares vem sendo realizado por telefone e chamadas de vídeo. Além dos contatos virtuais, audiências on-line também passaram a ser feitas no âmbito do Socioeducativo em conjunto com o Poder Judiciário.

G1

Sobre destaquecidade destaquecidade

NOTÍCIAS DO TOCANTINS - BRASIL - MUNDO

Veja Também

PM/TO detém mulher acusada de sacar benefício sem a autorização da vítima

A Polícia Militar, por meio do 9º Batalhão, prendeu na manhã dessa quarta-feira, 26, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat